terça-feira, 16 de abril de 2013

É perigoso questionar temas relativos à nossa fé dentro da Congregação Cristã?

 

Na postagem anterior um comentarista anônimo nos brindou com algumas considerações pra lá de esquisitas. Eu aceito criticas, inclusive criticas quanto as coisas que tenho escrito por aqui. Mas não foi o caso do irmão anônimo que citarei abaixo. O que vemos escrito por parte dele se resume basicamente em um caso de surto mental vindo de alguém que se deparou com um simples questionamento em relação às mudanças realizadas nos pontos de doutrina da Congregação Cristã no hinário 5. 

"Por qual razão mudou?" Uma simples pergunta como essa foi o estopim para os seguintes impropérios por parte do comentarista anônimo: 

"Isso diz a respeito dos MURMURADORES (...) Como vocês fazem: Criticãndo a OBRA de DEUS, Publicando Livros, Falando MAL do Ministèrio, Das Orquestras, Da Revelaçâo,Do Hinário, Dos Ensinamentos, Da Doutrina e Fundando Seitas (...) Se não se ARREPÊNDEREM, antes da MORTE, é um PASSAPORTE pra "PERDIÇÂO" (...) Vocês nâo ganham nada ARRAZÕANDO, Acerca da OBRA (...) Não presiza de ENSINOS e EXPLICAÇÔES,O CONSOLADOR se encarrega de TUDO (...) A DOUTRINA è pra ser OBEDECIDA e nào DISCUTIDA."

Teve mais, muito mais. Todos os comentários poderão ser lidos neste link.

Não vou me ater em responde-lo ponto a ponto, pois isso demandaria muito tempo e muitas linhas nesta postagem. O que ele escreveu (e que poderá ser observado pelo leitor do blog) se resume em acusações e mais acusações contra aqueles que, segundo ele, se "levantam contra a obra Deus" por questionar o ministério em algum ponto, seja ele qual for.

Ele fala como se existisse a "fogueria da inquisição" nos fundos da congregação do Brás. Lendo os comentários dele, o leitor que não conhece muito bem a Congregação Cristã irá presumir que o Jorge Couri é o "Papa da Inquisição" e os demais anciães são os jesuítas que vivem no encalço de supostos hereges. Nesse filme medieval ele coloca Deus como um ser malvado que vai castigar terrivelmente todos aqueles que ousaram questionar o que os anciães disseram para a igreja bem como aqueles que tiveram um ponto de interrogação na cabeça ao ler as alterações sofridas no hinário número 5. Resumindo, a mente dele montou um verdadeiro conto de bruxas.

Sinceramente. Eu gostaria muito de compreender onde existe o mal em questionar determinado ensinamento ou mudança na Congregação Cristã.

Ora. Se eu não entendo determinado ensino ou a causa que motivou determinada mudança em nosso meio acredito que não existe absolutamente nada demais em querer entende-lo questionando as pessoas responsáveis por zelar da sã doutrina e ensinar a igreja.

Nesse sentido o mal esta em não questionar, em não querer entender a fé que você professa e em não querer compreender os reais fundamentos da obra de Deus.

Quem não esta preparado para ser questionado em determinado ponto também não esta preparado para estar na frente do povo de Deus para ensinar doutrina.

O anônimo que gosta tanto de citar as escrituras parece que desconhece a seguinte passagem: 

"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." Cl 1:6 

Prestou atenção no verbo "responder"? Você responde a quem te questiona algo. E o conselho do apóstolo para aquele que nos questiona algo é de que devemos responde-lo de maneira agradável, com temperança. Esse conselho vale para o ministério? Acredito que sim, mas para o anônimo o ministério não tem que responder absolutamente nada, pois em sua ótica o questinamento em si é um grave delito.
Toda sua histeria manifesta em seus comentários anônimos repleto de gritos (LETRAS GARRAFAIS) em relação à minha postagem não se justifica perante o fato de que nem mesmo os anciães costumam vetar questionamentos.por parte dos membros da Congregação Cristã, desde quanto estes se dirigem ao ministério de maneira respeitosa.

Você não representa o ministério da Congregação Cristã no Brasil, portanto não venha aqui se colocando como "porta voz do ministério". Aqui você não passa de um comentarista anônimo cuja opinião não passa de uma... opinião. Só isso e nada mais.

Dispensamos suas maldições, sentenças e ameaças. Todas elas passarão de largo por este blogueiro e por todos aqueles que debateram contigo. Deus é mais! 

 photo anonymous_zpsba136bae.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário