Com a grande expansão do pentecostalismo, que dá ênfase aos dons espirituais, têm surgido, principalmente no Brasil seitas que se dizem levantadas pelo Espírito Santo para essa ou aquela tarefa. Tais seitas, quando sob a bandeira evangélica, são fanáticas, extremistas e têm doutrinas e práticas em comum, como, por exemplo o lava-pés; uso de véu; ceia com pão asmo; batismo só em rio; ósculo santo e batismo somente no nome de Jesus.
Dentre as tais seitas, queremos destacar aqui, uma das mais conhecidas - a CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL (CCB) (Igreja do Véu).
E por que dizemos enfaticamente que ela é uma seita herética? Pelos seguintes motivos que lhe tiram o caráter evangélico:
ORGULHO RELIGIOSO - Somente eles estão certos. Quem quiser ser salvo tem que se juntar a eles. São exclusivistas, usam uma saudação diferente de todos os cristãos e chamam de irmãos somente aqueles que são membros da organização deles. Mas Jesus classificou tais pessoas como hipócritas que ensinam preceitos de homens.
NÃO TÊM PASTORES - Chama seus líderes de anciãos. De acordo com a Bíblia, a igreja tem pastores, mestres, apóstolos, evangelistas, presbíteros, diáconos.
NÃO ACEITAM TODA A BÍBLIA - Dizem que devem se apegar apenas aos quatro evangelhos, e neles, somente nas palavras ditas diretamente por Jesus. Mas Jesus Cristo não escreveu nenhum dos livros do Novo Testamento; se eles não aceitam o que os apóstolos nos aconselham como inspirados por Deus, como crêem no que escreveram?
BATIZAM APENAS EM NOME DE JESUS - É a doutrina do rebatismo criada pelo Unitarismo moderno. Afirmam que o batismo nas águas deve ser em nome de Jesus, porque Pedro recebeu uma nova revelação (Atos 2.38), o que é totalmente absurdo e incoerente, coisa de interpretação de analfabeto. A literatura da Igreja primitiva testemunha que ela manteve a ordenança de Jesus. Justino Mártir, Inácio, Tertuliano e Clemente de Alexandria, pastores que viveram no primeiro século, bem como os demais que se mantiveram fiéis a Cristo, nunca deixaram de defender esta ordenança das maléficas heresias, inclusive desta.
SÃO PREDESTINISTAS - Acreditam que Deus já tem uma lista daqueles que serão salvos. Se uma pessoa está na lista, mais cedo ou mais tarde chegar-se-á à CCB. Por este motivo eles não pregam a Palavra de Deus. Pra eles, a ordem de Jesus de pregar o Evangelho é uma piada.
NÃO ACEITAM A CULTURA - Dizem eles que os anciãos não precisam estudar; que todo o conhecimento necessário é dado pelo Espírito Santo. (Essa é de fazer a gente rir).
VIVEM DE SENTIMENTOS - Tudo o que fazem dentro ou fora do templo atribuem ao fato de terem sentido pelo Espírito. Agem como se fossem simplesmente robôs de Deus que deve tocá-los sempre que têm alguma coisa a fazer.
NÃO DÃO CHANCE ÀS MULHERES - A mulher na CCB não tem chance para nada! Coitadas...
SÃO PROSELITISTAS - Gostam de "pescar" somente nos aquários alheios, ou seja, têm a prática mesquinha de procurar seus futuros adeptos entre os membros das igrejas evangélicas. Aproveitam o fato de que a pessoa está evangelizada, coisa que eles não fazem, e injetam em sua fé o veneno do fanatismo.
NÃO PREGAM EM PÚBLICO / SÓ ORAM DE JOELHOS / NÃO SUBSIDIAM OS OBREIROS.
A Congregação Cristã tem suas doutrinas fundamentadas em versículos isolados e mal interpretados. Qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento da Palavra de Deus sabe que isso é impraticável.
O que nos causa estranheza é o fato de muitos adeptos dessa seita se preocuparem com pormenores da natureza do que vimos e, em contraposição, fumarem, beberem até ficarem embriagados e darem mau testemunho em suas comunidades. Noutras palavras, eles estão enquadrados entre aqueles que coam um mosquito e engolem um camelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário